Os EUA entraram em guerra enviando seus soldados para ajudar o vietnã do sul. Mas, encontraram muitas dificuldades, um território cheio de florestas tropicais fechadas e grande quantidade de chuvas. Os vietcongues (soldados do vietnã) utilizaram táticas de guerrilha, enquanto os norte-americanos empenharam-se no uso de armamento modernos, helicópteros e outros recursos.
De nada adiantou, eles (vietcongues) se saíram melhor, principalmente pelas vantagens geográficas, já que conheciam bem a região.
Esse foi o principal motivo da derrota dos EUA. No começo da década de 70, grande parte da população americana protestaram para que os EUA saísse da guerra. Jovens, pacifistas e a população em geral foram para as ruas pedir a saída dos Estados unidos do conflito. Nessa altura, milhares de soldados norte-americanos já haviam perdido a vida.
Sem apoio popular e com derrotas seguidas, o governo norte-americano aceitou o Acordo de Paris, que previa o cessar-fogo, em 1973. Em 1975, ocorre a retirada total das tropas norte-americanas. É a vitória do Vietnã do Norte.
Volta para casa
Com a retirada americana em 1973, muitos prisioneiros de guerra foram soltos.
Ao voltar do Vietnã, o tenente coronel Robert L. Stirm reencontra sua família em uma base militar na Califórnia. Os sorrisos dizem tudo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário