sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Coletânea de Imagens da Guerra


Batalha


O plano fracassou. Apesar de ter chegado a manter até 500 mil soldados no país, em 1973 os EUA suspenderam as ofensivas e no mesmo ano retiraram todas as tropas de combate do Vietnã do Sul, encerrando a mais longa guerra em sua história.

Militares ficaram mais dois anos no Vietnã do Sul, enquanto o país ainda lutava contra o norte. Em 30 de abril de 1975, tanques norte-vietnamitas invadiram o palácio presidencial em Saigon, encerrando a guerra.





Guerrilha 

Do ponto de vista de um fotojornalista, a Guerra do Vietnã foi única. 

Com acesso praticamente irrestrito aos campos de batalha, muitos fotógrafos mostraram a guerra de modo nunca antes visto. 

Apesar da tecnologia, este foi um confronto de guerrilhas com muitas batalhas, permitindo que momentos intensos fossem registrados.

Riscos 

O acesso irrestrito significava riscos. Mais de 135 fotógrafos de todos os lados foram dados como mortos ou desaparecidos. 

Aqui, o fotógrafo da AP Huynh Thanh My cobre um batalhão vietnamita alocado no delta do rio Mekong, cerca de um mês antes de ele ter sido morto em combate, em 10 de outubro de 1965. 
 Imagens 

Esta também foi uma guerra em que as imagens mudaram a opinião pública – imagens como esta, do fotógrafo Nic Ut, da menina Kim Phuc, então com 9 anos. 

Em 8 de junho de 1972, um avião do Vietnã do Sul acidentalmente lançou sua carga de napalm no vilarejo de Trang Bang. 

Com suas roupas em chamas, Kim Phuc fugiu do vilarejo com a família, para ser transportada para um hospital. Ela sobreviveu e hoje mora nos Estados Unidos.
Execução


Talvez uma das fotos mais famosas do conflito seja esta, de Eddie Adams. Ela mostra o general vietnamita do sul Nguyen Ngoc Loan executando um oficial vietcong com um tiro na cabeça.

As fotografias, no entanto, não mostram toda a verdade. O prisioneiro havia acabado de matar pelo menos oito pessoas, o que levou à sua execução.

A imagem mudou a percepção do público sobre a guerra e perseguiu o general Loan até sua morte.



Helicópteros


Esta foi a primeira guerra que usou helicópteros.

As tropas podiam ser deslocadas rapidamente para qualquer lugar no país, fazendo com que os soldados participassem de mais combates do que na Segunda Guerra Mundial.

Esta foto de helicópteros do Exército americano atirando contra soldados vietcongs perto da fronteira cambojana lembra filmes de Hollywood... 



Violência


...mas de perto, o "glamour" da guerra desaparece. Um paraquedista ferido do 101º batalhão lidera uma evacuação de helicóptero pela selva para resgatar feridos durante uma patrulha de cinco dias em Hue, Vietnã do Sul, em 1968. 


Protestos

Protestos contra a guerra foram registrados nos Estados Unidos e no resto do mundo.

Nos EUA, mesmo os cadetes em desfile foram alvo das manifestações. 



Mortos


Os corpos dos fuzileiros americanos se encontram semi-enterrados na colina 689, a oeste de Khe Sanh, em 1968. O cerco de Khe Sanh foi uma das mais longas e sangrentas batalhas da guerra.

Cerca de 60 mil soldados americanos morreram no Vietnã e mais de 300 mil ficaram feridos.

O número de vítimas vietnamitas, no entanto, foi muito mais alto. Estima-se que mais de 500 mil tenham morrido e milhões tenham ficado feridos. 



Volta para casa


Com a retirada americana em 1973, muitos prisioneiros de guerra foram soltos.

Ao voltar do Vietnã, o tenente coronel Robert L. Stirm reencontra sua família em uma base militar na Califórnia. Os sorrisos dizem tudo. 


Perto do fim


A guerra proseguiu por mais dois anos.

Já perto do fim, esta mulher carrega a filha ferida para longe das batalhas. 



O Fim


No dia 30 de abril de 1975, soldados do Exército norte-vietnamita entraram em Saigon, no Vietnã do Sul, capturaram o palácio presidencial e assumiram o controle do país.

Os últimos militares americanos buscaram segurança no telhado de sua embaixada.

Muitos dos vietnamitas do sul que trabalharam com os EUA temeram por suas vidas, mas muitos mais correram às ruas para ver os tanques.





Mais imagens e cenas da guerra do Vietnã podem ser vistas com mais detalhes no excelente filme: PLATOON 1986

Sinopse
Chris (Charlie Sheen) é um jovem recruta recém-chegado a um batalhão americano, em meio à Guerra do Vietnã. Idealista, Chris foi um voluntário para lutar na guerra pois acredita que deve defender seu país, assim como fez seu avô e seu pai em guerras anteriores. Mas aos poucos, com a convivência dos demais recrutas e dos oficiais que o cercam, ele vai perdendo sua inocência e passa a experimentar de perto toda a violência e loucura de uma carnificina sem sentido.





Nenhum comentário:

Postar um comentário